Sobre Nós


Nossa
História
O Laboratório de Estudos Corporais (LEC), inicialmente, em 2013, era um projeto de ensino com o nome de Dançarte. O projeto era destinado aos acadêmicos do curso de Educação Física da Unespar e tinha como propósito aprofundar o estudo e a prática das metodologias do ensino das danças.
Os encontros se desenvolviam por meio de aulas práticas de diferentes linguagens de dança. Em 2014, o projeto direciona-se, também, à pesquisa e recebe a designação de Laboratório de Expressão Corporal. O foco torna-se a experimentação e vivências corporais.
O interesse por temáticas de pesquisas que extrapolavam o âmbito da dança passou a configurar as discussões do grupo. O desejo por um conhecimento teórico calcado nas diversas questões pertinente ao corpo fez com que, em 2015, o grupo propusesse a substituição do nome para Laboratório de Estudos Corporais.
Em 2016 o grupo deixou de ser projeto de ensino para se dedicar exclusivamente a pesquisa e em 2017 as palavras-chave que que norteavam as pesquisas do grupo estavam definidas: corpo, educação e sociedade.
O diálogo com professores e pesquisadores com interesses próximos direcionou a proposição e efetivação em 2018 do LEC como Grupo de Pesquisa organizado em duas linhas: Corpo, educação e sociedade e Corpo em Movimento: Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar.
Atualmente o grupo de estudos se divide em duas linhas de pesquisa: Corpo e Formação Humana – Com o objetivo de estudar o corpo nos diferentes conceitos histórico que se remetem ao processo de formação humana. Estabeleceu-se como aporte teórico textos clássicos, uma vez que nos mostram os resultados de estudos de diferentes épocas que foram incorporados pela tradição intelectual devido à complexidade das questões abordadas, fato que as tornam atemporais.
Corpo e Imagem – Tem por objetivo estudar as representações imagéticas do corpo em diferentes contextos históricos. Para o desenvolvimento da proposta os estudos centram-se nas metodologias de análise de imagens que possibilitam os estudos das imagens como fonte de pesquisa.
Idealizadora
A história do LEC surgiu de uma vontade da Professora Dra. Meire Lóde em pesquisar o corpo, a educação e a sociedade.
Meire possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí). Tem experiência na área de Educação Física (Fundamentos da Educação Física; Dança). Desenvolve pesquisas em História da Educação com ênfase em iconografia medieval.